encontro

Restinga Sêca recebe o 28º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS

Consolidado como referência para as discussões sobre cultura e políticas culturais nos municípios gaúchos, o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul (Codic/RS), órgão vinculado à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), completa 30 anos em 2023. Fundado em setembro de 1993, o Conselho será homenageado durante a programação do 28º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS, realizado até 7 de junho, em Restinga Sêca.


A comemoração será marcada com uma homenagem aos fundadores do colegiado. À época, o Codic era presidido pela Dinorá Garcia Feldens, de Lajeado, e tinha como vice-presidente Luci Magali Netto Torres, de Pelotas. O Conselho também era composto pelos seguintes dirigentes: João César da Silva, do município de Tapes, como 1º secretário; Maristela Moura, de Santa Maria, como 2ª secretária; Délcia Livi da Cruz, de Taquara, como 1ª tesoureira; Maria Regina Otto Lopes, de Carazinho, como 2ª tesoureira; Marisa Timm Sari, como assessora técnica de Cultura da Famurs; e Rubinho Oliveira, de Bagé, como coordenador da Comissão Provisória de Instalação do Codic.


28º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS

O 28º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS ocorre paralelamente ao 41º Congresso de Município do RS, no Hotel Recanto Business Center, em Restinga Sêca.

Além da homenagem ao Codic, a programação do evento irá discutir o novo Ministério da Cultura e a sua relação com os municípios; a pauta sobre direitos autorais, eventos públicos e as prefeituras; e o lançamento do Dia do Patrimônio, junto com a Secretaria da Cultura do RS. Durante o evento será realizada a eleição e posse da Executiva do Codic/RS – Gestão 2023/2025 e a posse do Colegiado de Representantes das Associações Regionais.

Ao fim do evento, será redigida a Carta do 28º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS, documento em que será registrada as demandas mais relevantes para o setor, a fim de qualificar a gestão das políticas culturais nos municípios, promovendo a cultura local, valorizando a diversidade e garantindo os direitos culturais aos cidadãos. A carta de 2022, por exemplo, teve como primeira reivindicação derrubada dos vetos das leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo, em tramitação no Congresso Nacional, e participação do Codic/RS na regulamentação e aplicação dessas leis. Outro ponto defendido foi a recriação do Ministério da Cultura, com seus respectivos escritórios regionais.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ícone da Bossa Nova, Astrud Gilberto morre aos 83 anos Anterior

Ícone da Bossa Nova, Astrud Gilberto morre aos 83 anos

Royale Escola de Dança completa 25 anos em meio à campanha em busca de apoio financeiro Próximo

Royale Escola de Dança completa 25 anos em meio à campanha em busca de apoio financeiro

Cultura